quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reunião do dia 21/08/13



Ocorreu nesta quarta-feira (21 de agosto), a retomada efetiva das reuniões do grupo de pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia. Como já fora decidido previamente em reuniões passadas, foram apresentados os cinco textos que darão base aos estudos acerca de território e territorialidade, sendo os dois primeiros de cunho mais teórico-conceitual e os três últimos se propõe a apresentar   as possibilidades metodológicas de aplicação dos conceitos no campo empírico.



Desse modo, o objetivo do grupo, trabalhando esses textos, é se aproximar do discurso conceitual e ao mesmo tempo analisar sua metodologia aplicável a campo. Assim, na reunião desta quarta-feira discutimos mais assiduamente o primeiro texto que é da autoria de Mariane de Oliveira Fernandes, mestranda em Geografia e Geosciências da UFSM. No texto intitulado “O conceito de território: reflexões conceituais e os enfoques na geografia contemporânea” analisamos a exposição de um debate entre vários teóricos acerca do conceito de território e a evolução das diferentes acepções ao longo da história humana e do desenvolvimento das sociedades.



Por fim, foram discutidos alguns direcionamentos técnicos. A próxima reunião já está marcada para o dia 04/09/13 (QUATRO DE SETEMBRO DE DOIS MIL E TREZE), onde, a princípio, estão previstas a continuação das discussões e apresentações dos textos. Segue a baixo a lista de referências e os links de acesso aos textos que estão sendo utilizados.


TEXTO 1:


FERNANDES, M. O. O conceito de território: reflexões conceituais e os enfoques na geografia contemporânea. Revista de Geografia, Recife, v. 29, n. 2, p. 136-153, 2012.

Disponível em:




TEXTO 2:

FABRINI, J. E. Território, classe e movimentos sociais no campo. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 7, p. 97-112, jan./jul. 2011.


Disponível em:



TEXTO 3:


FARIAS, C. S.& CABRAL, E. M. S. A influência da produção de mandioca na composição da identidade territorial do Vale do Juruá-AC. Revista Geoaraguaia, v. 2, n. 1, 2012.


Disponível em:


http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/geoaraguaia/article/view/272





TEXTO 4:

MARTINS, G. I. & JUNIOR, J. C. As tramas da des(re)territorialização camponesa: a reinvenção do território veredeiro no entorno do Parque Nacional Grande Sertão-Veredas, Norte de Minas Gerais. Campo - Território : revista de geografia agrária. v. 7, n. 13, 2012.


Disponível em:




TEXTO 5:

FERREIRA, S. R. B. Campesinidade e território Quilombola no norte do Espírito Santo. GEOgraphia, v. 8, n. 16, 2006.


Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário